sábado, 19 de setembro de 2009

Vietname: Cat Ba

Logo à chegada, pouco depois de despendermos tempo com algumas tentativas para encontrar um hotel em condições num valor razoável, decidimos parar numa esplanada para almoçar e eis que dou com uma agência de escalada chamada SloPony (http://www.slopony.com/), que ficava precisamente por cima do restaurante. Esqueci-me completamente da fome, que já apertava o estômago há algum tempo, e tratei logo de ir arranjar informação sobre os melhores spots de escalada. Quem me atendeu foi o Slo, um dos sócios da empresa, o outro chama-se Pony. São os dois australianos, estão em Cat Ba há varios anos e tem sido eles, praticamente, os que tem dinamizado a escalada na ilha e em Ha Long Bay.

A empatia foi imediata :-) Depois das conversas habituais de escaladores (ah e tal...quanto e que escalas?...) perguntei-lhe se conhecia algum hotel fora da confusão de turistas e dos bares de Karaoke que existem em toda as esquinas de Cat Ba. Deu-me algumas indicacões e, sem qualquer hesitação, passou-me as chaves da sua mota para ir procurar hoteis. A única condição que me colocou foi a de ter de regressar a tempo de ele ir "blocar" para uma das praias de Cat Ba :-) a coisa mais razoável de se fazer em dias em que o negocio está fraco (que boa vida...).
A distancia a que escrevo estas palavras, as memorias mais doces que ficaram da ilha de Cat Ba foram os passeios de mota que fizemos para conhecer o interior e a costa da ilha, o trekking na imensidão da floresta tropical (onde conhecemos tambem algumas aldeias apenas acessíveis a pé ou por barco), os banhos tomados nas praias isoladas de Ha Long Bay e, claro, os excelentes dias de escalada em Cat Ba e em Ha Long Bay!

Uma ilha (Cat Ba) rodeada por centenas de pequenas ilhas

Uma das praias
As águas calmas numa das inumeras enseadas

O "motão"
Um vale com campos de arroz
Vista de uma das palhotas
Uma das vistas do trekking







Uma casa de um agricultor local
Arvores de Litchie por todo o lado



Em Cat Ba a grande maioria dos turistas sao vietnamitas

1 comentário:

Laura disse...

Oláaa Rui Pedro, do meio do Atlântico sigo as tuas passadas pelo Oriente.