domingo, 21 de junho de 2009

A montanha Taoísta

Demorei cerca de 2 horas a chegar à povoação de Huashan. Era o único ocidental no autocarro e senti-me maravilhosamente bem com isso. Estava livre dos backpakers e rumo a um local que aparentava ser especial. Embora remota ainda considerava a hipótese de poder escalar!

Depois do autocarro parar tive de abandonar estes doces pensamentos e tentar obter informação para me desenrascar. Tinha de conseguir ir até ao hotel que tinha visto numa espécie de guia na internet e que ficava algures na montanha.

Como seria de esperar ninguém falava inglês e, no espaço de 5min, todos os que vinham no autocarro desapareceram rumo aos seus destinos. Quando olhei lá para fora só via chuva e ruas vazias de uma pequena aldeia. Para agravar o cenário eram cerca de 5h da tarde o que significava que só iria ter mais uma hora de luz. No mesmo momento em que começava a considerar a possibilidade de ter de enfrentar uma noite crítica no meio de nenhures, surgiu atrás de mim um casal a tentar falar comigo num inglês péssimo!! Isto fez-me respirei de alívio...uff ... contudo foram precisos mais de 20 min de um misto de conversa gestual e chinês inglesado para consegui perceber que eles também estavam ali para subir a montanha Huashan! Tinha companhia!!!

Convidaram-me para comer algo primeiro, pois tínhamos de esperar até às 19h. A conversa, ou a tentativa de, levou-me a pensar que estávamos à espera de um autocarro que nos levaria ao local onde estaria o meu hotel.

Comi os melhores noodles da minha vida!! Depois deste manjar apenas tentámos falar coisas básicas pois, todas as tentativa para explicar uma ideia resultavam sempre numa carga de trabalhos...acabei por pegar num lápis e num papel para tentar desenhar as ideias que pretendia transmitir...qualquer semelhança entre isto e o Pictonary é pura coincidência...

As horas passaram devagar... as 19h, depois as 19:30 e às 19:45 decidi perguntar pelo autocarro. Lá tivemos mais uma sessão de interpretação gestual e de artes gráficas e acabei por perceber que afinal não havia autocarro nenhum! A partir dali a única forma de subir a montanha era a pé e que o meu hotel ficava a cerca de 4 horas dali!! Eles afinal não estavam à espera das 19 mas sim das 22h para começar a marcha até ao topo da montanha, que ficava a 8 horas de marcha! Fiquei verdadeiramente impressionado...um casal normal (ela gordinha e ele barrigudo) iam fazer uma directa para subir uma montanha de 2158m durante a noite apenas para conseguirem ver o nascer do sol (coisa pouco provável dada a chuva...). Lindo! Uma verdadeira lição para os nossos barrigudos! J

Com tudo isto fiquei sem perceber o que é que falhara na nossa primeira conversa...eheheh

Só tinha uma solução: por-me ao caminho! A dona do restaurante ainda me ofereceu a casa para dormir mas isso iria estragar-me os planos.

Pus as pernas em movimento às 20h. Se a estimativa deles estivesse correcta só chegaria ao hotel por volta da meia-noite. O cenário era delicioso: era de noite, estava a chover, tinha de carregar com a minha mochila grande, não tinha mapa e tinha de subir dos 600 aos 1800m de altitude. Antes de partir perguntei várias vezes se o caminho estava bem indicado. Pelo que percebia das respostas era que sim...contudo já sabia que isso não me dava qualquer garantia...

Metade do caminho era uma verdadeira auto-estrada...estreito mas sempre calcetado. A segunda metade foi um verdadeiro desafio J! Mais estreito ainda, com inclinações surpreendentes (que me obrigavam a usar as correntes já instaladas, um pouco ao estilo de ferrata) e com passagens espectaculares (túneis escavados na rocha, corredores apertados e arestas impressionantes!). Foi incrível!

Cheguei por volta das 23h todo molhado...apesar de ter andado o caminho todo com impermeável, o calor e a humidade eram tal que era impossível ficar seco por dentro...demorei mais 45min para procurar o hotel...estava prestes a desistir e a dormir ao relento quando descobri uma passagem no meio do nevoeiro que me levou lá!! Hotel foi o nome mais generoso que alguma vez dera a um abrigo de montanha! J

Contra todas as previsões o dia seguinte acordou com o Sol a brilhar! Estava céu limpo! Os espíritos dos monges recompensaram-me pelo esforço da noite anterior... :-)

Aqui ficam algumas imagens.

Uma das ruas de Huashan

Depois dos noodles foi a vez do chá

A foto de despedida no restaurante

A minha primeira visão do dia! Segundo os meus cálculos são 800m de granito!!

O meu albergue!

Um outro albergue e um templo, instalados mais acima.



Fitas vermelhas e cadeados com inscrições de desejos e de orações. Quem os deixa acredita que depois de atirar a chave para uma das falésias o desejo realizar-se-á.

Também lá deixei um para alguém muito especial! :-)

Carregador

Who know's I...

Who know's II...




Monges e militares vivem lado a lado

Retiro espiritual! O comum dos mortais tinha de usar arnês para lá chegar





Um dos templos


Esta passagem é o único acesso a um templo que foi escavado na rocha há mais de 200 anos. Não consegui perceber como é que o conseguiam aceder...

300 metros cheios de nada por baixo dos pés! Excepto o barrote claro...

Um dos monges. Felizmente não se apercebeu do registo...10 min antes quase que me atirou pela falésia quando se apercebeu que lhe queria tirar uma foto :-) eheh

O topo (2158m)


Uma das passagens mais impressionantes

Ainda a testar a minha nova lente! :-D


Antes do regresso...que foi mais duro que a subida nocturna...

P.S. - Para os fanáticos da escalada que não conseguiram tirar os olhos destas humildes falésias de granitotenho a dizer que, actualmente, a china não permite escalar em toda a região...contudo, soube mais tarde que há um grupo que vai ter acesso a algumas zonas para definir vias, algumas das quais serão equipadas. Espero que da próxima vez não me façam subir isto em vão...

7 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito! O sítio e as fotos estão excelentes. Obrigada :)
You know who ;)

maneeelm_92 disse...

Ora, não percebi bem, o que são os noodles? Adorei as fotografias. Boa continuação de viagem!

Abraços,
Manuel Meruje ;)

Igor disse...

QQ semelhança das correntes e troncos com uma ferrata são pura coincidência. Um verdadeiro desperdicio de rocha por equipar. Boas fotos sim senhor!

Anónimo disse...

Um lugar especial que esta na lista dos locais a nao perder! Com sorte qd for ja ha la vias...

Excelente relato Rui! Continuacao de boas aventuras por esses lugares da Conchichina!!

Hasta,

Macau
www.pbase.com/ricardoalves

Anónimo disse...

Entretanto se quiseres escalar ou ver escalar, vai-se realizar entre 30 Jun e 5 Jullho em Xining (Capital da Provincia Qinghai) a 10ª IFSC Climbing World Championship de 2009. Nao sei se fica perto donde estas?

O Neres vai participar...

Abr,

Macau

Anónimo disse...

Grandes fotografo, grande viajeiro. Cá vamos acomapnhando e cada vez nos é mais difícil ficar só a ver...

bjos e abraços e até breve
Teresa e Gaspar

Miss Beijing disse...

Olá Olá!!!

Estou cheia de inveja!! Gostava de ter aí passado. Já tinha visto em fotos mas enquanto aí estive não tive oportunidade para visitar. Devia ter arranjado tempo.

Espectáculo!!!!

Beijinhos grandes