domingo, 7 de junho de 2009

Beijing, a Capital do Império!

Beijing é a segunda maior cidade da China, a seguir a Shanghai. Contudo é considerada o ponto nevrálgico em matéria de política, educação e cultura. É uma cidade poderosa que ocupa um lugar de peso na história da China. É famosa pelos seus grandes palácios, templos, jardins magníficos e pelos monstruosos muros e portões. ­­­

Cheguei a esta cidade depois de uma longa viagem de 13 horas, desde Shanghai. Fiquei impressionando com a incrível organização dos serviços nas estações e no comboio! Ainda não me tinha ocorrido, mas não demorei muito tempo a perceber que tudo na China tem de ser pensado para funcionar para milhões de pessoas...as instalações das estações são de dimensões quilométricas e, apesar de ter viajado com mais de um milhar de pessoas, parecia que tudo estava cronometrado para garantir a pontualidade...

Todos os comboios de longo curso estão organizados em 3 níveis de comodidade: "soft sleep", "hard sleep" e "hard seat". Os dois primeiros são cabines com camas e o terceiro corresponde a bancos normalíssimos de comboio. Está claro que preferi viajar no terceiro....mas ficou também claro que, 13 horas de comboio sentado, só serviu para ganhar um ângulo recto nas minhas costas...mas também ficaram algumas boas memórias pois, por ser dos poucos ocidentais na minha carruagem (só estava eu mais duas francesas), todos os chineses, mais cedo ou mais tarde, vinham meter conversa comigo.

A primeira imagem que tenho memorizada desta cidade é a de ter longas e grandes avenidas e edifícios baixos, comparando, claro, com Shanghai. Esta é mesmo uma das maiores diferenças entre estas duas cidades. Enquanto que Beijing se desenvolveu na horizontal, em Shanghai é tudo uma questão de altura!

Na semana em que estive em Beijing continuei a dedicar-me à tarefa de perceber tudo aquilo que há de diferente e de semelhante entre esta e a nossa sociedade. A par com algumas actividades turísticas gastei horas a andar pelas ruas e mercados e a meter conversa com alguns locais. É uma sensação extraordinária a de nos perdermos sem qualquer tipo de preocupação e a de deixar, simplesmente, o tempo fluir. Quanto à escalada....ainda não pensei muito nisso mas os dedos já começam a ganhar ferrugem...eheheh

Algumas referencias interessantes: Lama’s Temple, Cidade Proibida, Grande Muralha, Mercado de Antiguidades, 798 Street (galerias de arte!! Excelente!!), Summer’s Temple (excelente!).

Bem, já me estou a estender...

Vera um grande grande grande obrigado por tudo e especialmente pela companhia e pela boa disposição!!! Fico a torcer para que nos próximos tempos corra tudo pelo melhor no teu trabalho!

Aqui ficam mais alguns instantes gravados (ficam a faltar as legendas, mas espero completar isso ainda hoje):

Entrada no Lama's Temple








A minha primeira visão da Cidade Proibida

Jingshan Park

O tocar nas saliencias do maior portão da Cidade Proibida é um ritual que faz parte de quase todos os que a visitam










Cerimónia do baixar da bandeira chinesa vista quase todos os dias por milhares de chineses
Cerimónia do baixar da bandeira

O dever patriótico também cansa...


Mais umas iguarias...os escorpiões estão vivos...


Dezenas de papagaios ao longo do passeio olímpico

Summer's Palace
Summer's Palace

Summer's Palace
Summer's Palace

Summer's Palace

Concerto de Rock no Bar D-22


Malta a ver strip-tease na rua
Una siesta...
Mercado de antiguidades

A Grande Muralha

A Grande Muralha

Um guarda da Grande Muralha
Centro financeiro de Beijing


CCTV Tower



A Vera e eu. A foto da despedida


Depois de Beijing segui para Xi'an, a cidade que já foi a capital do Império. Daqui em diante passei a estar apenas por minha conta...os hotéis baratos já estavam à minha espera!

Sem comentários: