quarta-feira, 1 de julho de 2009

Yangshuo

Cheguei a Yangshuo já durante a noite e debaixo de um temporal. Depois de sair do autocarro ainda demoraria cerca de uma hora até encontrar o meu hotel...e sempre debaixo de chuva. No caminho parei num pequeno restaurante local para me proteger quando a chuva já fazia pequenas crateras no chão. Mais uma vez, a simpatia e a hospitalidade deste povo surpreendeu-me e acabei por provar a especialidade da região: noodles feitos a partir de arroz.

Mas a minha primeira impressão foi um verdadeiro banho de água fria...não da chuva, mas do facto de estar à espera de encontrar uma vila pequena e tranquila e o que encontrei foi precisamente o contrário! Nos últimos quinze anos esta vila perdida no meio das montanhas de calcário, transformou-se completamente. Aquilo que seria um dos locais mais remotos da China passou a ser um destino de turismo massificado. E ao contrário dos outros sítios igualmente turísticos onde estive, vi quase tantos ocidentais quanto chineses. As ruas da zona mais antiga da vila tinham dezenas de bares e discos e estavam apinhadas de jovens, especialmente, ao longo da famosa West Street.

Felizmente, as minhas vivências nos dias seguintes iriam fazer-me esquecer estas primeiras impressões!

A chuva acompanhou-me sempre nos dias em que estive em Yangshuo. Não foi fácil mas aprendi a lidar com isso e até a desfrutar mais. As paisagens ficam bem mais deslumbrantes e mágicas com as nuvens e nevoeiros a circundarem os cumes das pequenas montanhas de calcário. A chuva e a lama acabaram por ser males menores com que tinha de conviver.
No dia seguinte, depois de alugar uma bicicleta, avancei para as zonas mais naturais e rurais, com aquela energia de quem está a viver tudo pela primeira vez, onde os sons, as cores e os cheiros são mais facilmente guardados na nossa memória. Foram 10 horas de autêntico gozo por estradas, trilhos, campos cultivados, rios, ribeiras e pequenas aldeias perdidas.

Nesse dia regressei com as baterias totalmente carregadas! Já a chegar ao hotel dei com uma loja/bar/associação de escalada: a China Climb! E tinham uma pequena parede de escalada para blocar! Aproveitei para conhecer pessoal e acabei para arranjar companhia para escalar no dia seguinte. Muito bom!
Fui escalar com o Bob, um americano que vive à cerca de 15 anos em Shanghai e fala um chinês fluente. Vem várias vezes por ano a Yangshuo para escalar e para equipar vias. Fomos a um dos poucos sectores que dá para escalar mesmo com temporal: a Chicken Cave. Tem vias para todos os gostos e escalei tudo o que havia abaixo de 7a+. O grau de dificuldade está adequado e é similar ao português, contudo havia uma via equipada por um japonês fanático que me fez voar várias vezes! Segundo o croqui era apenas 7a...
No regresso o cansaço fez-me recordar os dias maravilhosos de escalada em Portugal. Aquele sentimento de missão cumprida, de dia bem passado onde as dores no corpo nos fazem sentir vivos. E para não ser diferente é claro que acabamos o dia a beber umas cervejas e a falar de escalada! Mas em vez das delícias da Brejoence foram algumas iguarias locais que acompanharam a cerveja.
No dia seguinte conheci duas raparigas chinesas que estavam a viajar pela China: a MieMie e a DiDi. Como estávamos com os mesmos planos para esse dia acabamos por ir juntos conhecer a região circundante. Foi mais um grande dia! Pedalámos desde as 9h até às 21h! O facto de elas saberem falar a língua local permitiu-nos ir a sítios onde jamais um estrangeiro iria sozinho. Chegámos ao hotel num estado lastimável! Encharcados em água e em lama...excelente!
Saturados de esperar pelos dias de sol decidimos ir para Xing Ping no dia seguinte. Trata-se de uma pequena povoação que fica numa das margens do rio Li e não muito longe de Yangshuo. Para muitos é o verdadeiro ponto alto de beleza da região.

Yangshuo

The countryside









Alguém procurado pela polícia. Pela soma (20 000 yuan) deve ser alguém muito importante no mundo do crime!

O "barco" que tive de utilizei para atravessar um dos rios.





Chicken Cave!

O Bob à direita e uns escaladores locais

O segundo passeio pela região




MieMie e DiDi
Um agricultor local


MieMie e DiDi

Todas as casas tinham estas faixas vermelhas. São uma espécie de orações para trazer sorte às colheitas

Uma das aldeias mais antigas.
Na casa de um dos agricultores que nos convidou para jantar :-)!



The White Mountain - um dos melhores sectores de escalada de Yangshuo
Um dos melhores escaladores locais. A via é um 8b+ :-)
A mesma via, antes de chegar ao crux.
No crux!
...ainda no crux...
A escola vista de perfil
Cerca de 80/90 metros de excelente calcário!
O adeus a Yangshuo...

1 comentário:

Anónimo disse...

:):):):):):):):)

Teresa Leal