quarta-feira, 1 de julho de 2009

Guilin e as águas calmas do rio Li

Depois dos excelentes dias que passei naquela incrível montanha tive de me sujeitar a uma noite e a um dia de provação..quase toda aquela doce energia que me encheu a alma durante a minha estadia na montanha taoísta já tinha destino...quando cheguei à povoação de Huashan, cerca das 8h da noite, descobri que só tinha comboio de volta para Xi’an às 5 da manhã. Tive de esperar todo esse tempo numa das piores estações de comboio que alguma vez vira. Os guardas aconselharam-me, vivamente, a ir para um hotel pois podia ser perigoso ficar lá esse tempo todo. Ainda consultei o hotel mais perto mas abandonei logo a ideia de lá ficar. Além de ter um ar miserável, o dono sabe aproveitar bem estas situações para subir os preços, mais ainda quando é um ocidental a perguntar por quarto...

Na estação as condições não eram menos miseráveis, contudo era de borla. Durante a espera conheci dois chineses impecáveis que se deliciaram com o simples facto de estar a tentar comunicar comigo. Mas o que poderia ter sido uma experiência tranquila e interessante, rapidamente se transformou numa dor de cabeça pois tornaram-se nuns verdadeiros chatos e não me deixaram pregar olho o tempo todo.

Cheguei a Xi'an às 7 da manha e tinha mais de 12 h de espera pela frente. O meu comboio para Guilin só partia às 19:30h desse dia...

A energia foi-se mas as memórias ficarão cravejadas na minha mente para todo o sempre!

A estação de comboios de Xi’an não é tão surpreendente como a de Beijing mas é igualmente populosa! Além de que neste caso a população mais representativa é constituída por agricultores e outros oriundos das zonas do campo, o que torna tudo bem mais interessante...ou pelo menos diferente :-)

Depois de nadar no mar de gente que lutava desesperadamente por um lugar sentado nas zonas low cost (corredores, casas de banho, zonas de entrada e saída da carruagem... tudo é aproveitado) segui viagem, desta vez rumo a Guilin! Outro lugar fantástico que deve fazer parte das primeiras imagens que muitos têm da China.

Esta cidade está situada na parte a nordeste da província de Guangxie e sempre foi uma região distinta do resto da China. Actualmente é uma região autónoma dirigida pelo grupo étnico maioritário chamado Zhuang. Contudo, nesta província estão também presentes outras 12 minorias étnicas.

Mais uma vez consegui descansar bem a alma e o corpo num luxuoso lugar de“Hard Sleep”. Às 5 da manhã acordei sobressaltado a pensar que já tínhamos chegado ao destino.. Já tinham passado 13 horas desde que o comboio abandonara Xi’an e apercebi-me que muitos dos passageiros estavam já a dirigir-se para a porta para sair. Nem pensei duas vezes, pus-me desperto em segundos, arrumei tudo, tirei as mochilas e procurei por um dos revisores. Quando lhe perguntei por Guilin ele olhou para o relógio, riu-se e escreveu-me num papel que ainda faltavam mais 13 horas! Dios....!!!

Cheguei a Guilin 26 horas depois de ter saído de Xi’an! Foi sem dúvida a minha viagem mais longa!

Ainda no comboio mas já a chegar a Guilin acabei por conhecer um chinês de 24 anos que falava um inglês muito razoável.

Mais um vez a simpatia, a hospitalidade e a vontade de conhecer pessoas de culturas diferentes era tanta que fez questão de me ajudar a encontrar o meu hotel e a transportar as minhas coisas. Oriundo de uma das províncias localizadas mais a Norte da China, trabalha em Guilin como policia e, segundo ele, para os serviços secretos...achei toda aquela conversa muito estranha...durante toda a caminhada para o meu hotel não consegui tirar o olho de todas os meus pertences...Mas correu tudo bem e acabamos a beber Tsingtao num dos bares (cerveja made in China – muito boa, mas não se compara com a portuguesa!)

Fiquei dois dias em Guilin para conhecer a cidade, antes de seguir viagem para o interior onde me esperavam algumas das paisagens mais deslumbrantes da China e onde fica uma das maiores escolas de escalada! Já começava a sentir um formigueiro nas pontas dos dedos :-)!!

Guilin revelou-se uma autentica surpresa....todos parecem felizes e aparentam ter uma óptima qualidade de vida...acho que poderia viver aqui por algum tempo.

Foram dois dias super tranquilos onde a minha maior aventura foi a ida a um barbeiro para cortar o cabelo onde ninguém falava uma única palavra de inglês J. Deliciei-me também com um lanche ajantarado a convite de uma família chinesa, onde provei coisas que nunca me atreveria a provar se tivesse apenas por minha conta, eheheh .

Os dois pagodes mais famosos

Um dos jardins





Nas águas calmas do rio Li





Uma vista sobre a cidade


Um dos bairros


Vestido tradicional da região de Guanghxi

1 comentário:

Anónimo disse...

Hi Pedro!

It was great to ride with you some of the way between Lahsa, Tibet and Kathmandu, Nepal. Wish you all the best on your journey to Lisbon and look forward to cathing up with you in the Spring in Lisbon.

Ciao,
Ray